De fato, a moda, encarada como ambiente de tendências, sempre exigiu um padrão de beleza distante da realidade de grande parte da população.
Mesmo não estando acima do peso, a maioria das pessoas sempre tem dificuldade em encontrar peças que se encaixem no formato do corpo. Até que a indústria da moda, finalmente, percebeu a oportunidade de mercado e criou roupas em tamanho maior, o chamado plus size (em tradução literal do inglês para o português, “tamanho maior”).
No Brasil, desde o início da década de 90, começaram a se espalhar lojas especializadas em “moda maior”, como elas próprias acostumaram a se definir. No entanto, foi através da influência externa que a moda plus size (o nome importado foi mantido) ganhou status fashion nos últimos anos. Uma prova disso foi a versão do São Paulo Fashion Week só para os gordinhos.
Dicas de moda plus size
Assim como a roupa apertada não fica bem, as muito frouxas também não. Disfarçar formas não significa escondê-las. O melhor é contornar as curvas do corpo e marcar a cintura, pois peças largas podem dar mais volume ao figurino.
É sempre bom marcar a cintura, mas tecidos de cores diferentes e muito apertados podem achatar a silhueta. O ideal é usar faixas ou marcações da mesma cor. Nesse caso, drapeados podem ajudar, mas sem exageros.
Uma recomendação antiga para disfarçar gordurinhas é usar preto. É verdade, funciona! Mas não é por isso que alguém precisa se privar de usar cores. É só escolher o modelo certo, com um bom caimento, que dá para compensar a aparência de volume maior dada pelos tons claros.
Outra dica importante que serve para qualquer pessoa é sempre chamar mais a atenção para a parte do corpo que mais te valoriza. Isso não significa usar um decote enorme ou uma roupa muito curta para mostrar as pernas, pois pode parecer vulgar. E, sim, dar destaque ao que mais lhe agrade.
Por: Maria Clara Corsino.