Para muitos, os cabelos são a alma do visual. Curtos, longos, médios, crespos, lisos, naturais ou tingidos, eles fazem as cabeças de homens e mulheres.
Mas nem sempre, todos estão satisfeitos com o tamanho, cor ou até mesmo com o volume do cabelo e sentem necessidades de mudanças rápidas.
O aplique de cabelo é uma técnica que permite mudar a aparência em minutos, adaptando-se rapidamente a qualquer situação. Muito utilizados principalmente por mulheres que possuem cabelos curtos e por artistas que precisam mudar o visual para diferenciar os personagens, os métodos de aplicação são diversos. "Os fios artificiais, podem ser colocados, costurados ou entrelaçados nos fios naturais"
Cuidados
O aplique de cabelo, independente do método utilizado, não deixa de ser uma agressão para os cabelos. Mas alguns cuidados podem evitar uma agressão maior. Evitar sauna, sol e fazer hidratação são cuidados fundamentais para deixar os cabelos sempre belos
Já para os apliques que podem ser retirados na hora em que se desejar, os cuidados são diferentes. "Ao ser retirado, o aplique deve ser penteado com uma escova de cerdas não muito duras para que não arranque o cabelo da pinça. Depois de escovado pode ser guardado em uma bolsa de algodão
1. O cabelo do alongamento não pode pesar mais do que a mecha natural em que ele está preso. Quanto mais pesado, mais o cabelo natural ficará danificado.
2. Os alongamentos precisam ser aplicados no salão e exigem um tempo de preparo.
3. Prefira mechas de cabelos humanos. Os artificiais não podem ser tingidos nem receber chapinha.
4. Todos os alongamentos precisam de manutenção. O tempo varia de acordo com o ritmo de crescimento de cada cabelo.
5. Como os alongamentos danificam os fios, é importante fazer hidratações semanais, mesmo que caseiras.
Alongamento com queratina
· Como é feito: São coladas mechas bem finas próximas da raiz. A cola usada contém queratina, um componente natural do cabelo. Por isso, o método não agride os fios. "Esse alongamento permite fazer mechas bem pequenas. Isso deixa o local da emenda discreto", ensina o hair stylist Bruno Di Maglio. Antes da aplicação, as mechas devem ser preparadas com a cola. Esse é o único procedimento que só pode ser feito com cabelos humanos.
· Tempo de aplicação: De duas a seis horas, dependendo da quantidade de cabelo.
· Manutenção: Após três meses, o alongamento deve ser retirado e recolocado para cima, compensando o crescimento. O preço costuma ser o mesmo da aplicação, sem o custo do cabelo.
· Indicação: Cabelos lisos e ondulados.
· Pontos negativos: O processo de retirada pode danificar os cabelos e a queratina derrete com o calor. Por isso, não se pode fazer chapinha ou escova na região da emenda.
· Retirada: É feita com um solvente. O processo é agressivo e pode danificar os fios.
Com linha ou nó italiano
Como é feito: As mechas postiças são amarradas com lastex nas mechas originais, próximo da raiz. A técnica dá mais volume na região em que as mechas foram amarradas.
· Tempo de aplicação: Cinco horas, em média.
· Manutenção: Após três meses, deve ser retirado e reposicionado. O valor é o mesmo da aplicação, sem o custo do cabelo.
· Indicação: Cabelos afro, pois pode receber chapinha.
· Pontos negativos: Pode "mastigar" cabelos lisos, deixando-os frisados, e mofar o cabelo sob a linha.
· Retirada: Corta-se a linha de lastex.
Interlace (tela fixa ou entrelaçamento)
· Como é feito: São feitas tranças de raiz, nas quais se costuram telas com mechas de cabelo postiço. A vantagem desse método é que o alongamento fica imperceptível e pode ser feito em cabelos curtos. Além disso, dá para fazer chapinha e escova sem problemas.
· Tempo de aplicação: Uma hora e meia.
· Manutenção: Deve ser retirado a cada 15 dias, para hidratar o cabelo e refazer o processo. O preço é o mesmo da aplicação, sem as telas.
· Indicação: Mulheres com cabelo muito curto ou que desejam fazer alongamento na franja.
· Pontos negativos: É preciso fazer manutenção frequente, pois as tranças ficam úmidas e o cabelo pode apodrecer.
· Retirada: As costuras são cortadas e as tranças desfeitas.
Microlink
Como é feito: O cabelo postiço é preso ao natural com tiras de alumínio que são enroladas ao redor das duas mechas, formando um anel. Agride pouco o cabelo, pois nenhum produto é aplicado diretamente nos fios.
· Tempo de aplicação: A partir de duas horas.
· Manutenção: Após três meses, deve ser retirado e recolocado.
· Indicação: Qualquer tipo de cabelo.
· Retirada: Os anéis são abertos com alicate.
· Pontos negativos: É o alongamento em que as mechas caem mais facilmente, mesmo antes do período de três meses de manutenção. Debaixo dos anéis, o cabelo tende a embolorar ou mofar se for submetido à umidade ou acumular produtos químicos.